Habilidades Interpessoais e Sociais: 7 dicas para o local de trabalho

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Habilidades Interpessoais e Sociais

Veja agora 7 Habilidades Interpessoais e Sociais para o local de trabalho

Habilidades interpessoais e sociais podem parecer redundante, mas há algumas diferenças no uso e aplicação de cada um dos termos. Um dos termos é usado durante toda nossa vida e evolução, enquanto outro se aplica apenas no local de trabalho. Apesar disso, ambas querem dizer a mesma coisa.

Tratam-se de interações sociais entre as pessoas. No local de trabalho, isto pode significar a garantia de se manter no emprego ou a possibilidade de crescimento da carreira.

O processo de usar habilidades sociais é chamado de socialização. Todos aprendemos habilidades de socialização em idade precoce. Antes que pudéssemos conversar, estávamos aprendendo habilidades de socialização dos cuidadores à nossa volta. No local de trabalho, habilidades sociais são conhecidas como habilidades interpessoais.

Habilidades interpessoais fortes permitirão que você converse e trabalhe com todos os tipos de pessoas, incluindo gerentes, colegas de trabalho e clientes. Habilidades interpessoais fazem mais do que dar a você a capacidade de se comunicar com outras pessoas, elas também o ajudam a desenvolver relacionamentos fortes e a ter sucesso.

Pesquisas mostram que as habilidades interpessoais pobres são a principal razão pela qual as pessoas não se dão bem, não são promovidas ou, pior ainda, perdem o emprego.

Quando falo sobre local de trabalho, não me refiro apenas a um funcionário, mas também a um empreendedor que esteja desbravando o mundo dos negócios, afinal de contas, os desafios podem ser ainda maiores.

Vamos as dicas! Quais são as 7 habilidades interpessoais que podem te ajudar no trabalho?

1. Gerenciamento de relacionamentos

Para se relacionar com outras pessoas, colegas de trabalho ou clientes, é preciso dedicar algum tempo para elas. E mesmo que você não queira, vai gastar seu tempo com elas, porque elas estarão ao seu redor, se estas pessoas são agradáveis, será fácil. No entanto, se você tiver um colega de trabalho, cliente ou chefe difícil, tente ser sempre educado com esta pessoa, mesmo em um confronto, seja assertivo.

Ser assertivo significa dizer o que precisa dizer de forma objetiva e clara, sem ofender ou ignorar o posicionamento do outro.

2. Tenha empatia no trabalho

 

A capacidade de entender e se relacionar com os sentimentos dos outros é chamada de empatia. Ter empatia ajudará você a desenvolver fortes relacionamentos com outras pessoas. Quando você tem empatia, as pessoas sentem que você as entende e como elas se sentem.

Quando ela dizem algo importante para elas, se sentem à vontade ao seu redor. Pense em como você gostaria de ser tratado se estivesse em sua posição. O que você gostaria que alguém lhe dissesse? O que você esperaria que alguém fizesse por você?

3. Coopere com os outros

Cooperar ou trabalhar bem com os outros é uma parte importante das habilidades interpessoais no local de trabalho. Mesmo que cada funcionário possa ter suas próprias tarefas e metas individuais, toda a equipe possui o mesmo objetivo: o sucesso. Sem cooperação, o local de trabalho pode ser um lugar desagradável e a empresa não será bem-sucedida.

O quê significa pessoas sendo demitidas, seu negócio não indo para frente e muitos planos por água abaixa. Se você não estiver disposto a vestir a camisa de uma empresa, é melhor procurar um lugar que esteja.

4. Seja positivo

Ter uma atitude positiva global afetará muitos aspectos do seu trabalho, ajudá-lo a lidar com a pressão e o estresse, além de desenvolver sua flexibilidade no trabalho. Compartilhar uma atitude positiva irá ajudá-lo a crescer em sua posição e, finalmente, a avançar na carreira.

Maneiras de melhorar sua atitude:

  • Evite reclamações
  • Passe tempo com pessoas que têm uma atitude positiva
  • Seja grato pelo seu trabalho
  • Dê a si mesmo a chance de recarregar as energias em atividades de lazer quando não estiver trabalhando
  • Recompense-se por fazer um bom trabalho

5. Seja respeitoso

Quando você demonstra respeito pelos outros no ambiente de trabalho, as pessoas demonstram respeito por você. Você pode demonstrar respeito pelos outros sendo educado e usando suas boas maneiras. Lembre-se sempre de dizer por favor, obrigado, com licença entre outras gentilesas.

Quando as pessoas estiverem falando com você, ouça o que elas estão dizendo e faça contato visual para mostrar que você está ouvindo. Espere até que outras pessoas tenham terminado de falar antes de responder, para que você não esqueça o que elas queriam dizer.

6. Contato apropriado

A forma como você age com as pessoas determinará se elas se sentirão a vontade ao seu lado, principalmente se for uma mulher. Certifique-se de não tocar, encostar ou falar nada que possa ser interpretado de forma sexual ou agressiva. Fique atendo para não entender errado nenhum gesto ou atitude.

As vezes a pessoa esta sendo educada, apenas isso.

Uma boa regra é ficar a um braço de distância da pessoa. Dessa forma, além de outros poderem te ouvir, você não passará uma mensagem errado para quem observa a distância. Algumas pessoas não gostam de ser tocadas, por isso é importante que você respeite o espaço pessoal de cada um.

7. Escuta ativa

A escuta ativa significa que você está totalmente envolvido enquanto ouve alguém falar. Você está completamente focado na pessoa que fala. Está dando a eles contato visual, balançando a cabeça e, ocasionalmente, fazendo perguntas esclarecedoras para ter certeza de que você entendeu. Na próxima vez que um colega de trabalho, cliente ou gerente falar com você: coloque seu telefone, computador ou notebook de lado e esteja conectado. Você ficará surpreso com o quanto você entende melhor o que eles estão dizendo e como você se lembra melhor mais tarde.

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