Exaustão Emocional: o que é e 10 dicas para ficar bem

A exaustão emocional é tratável e procurar por ajuda profissional para melhorar o esgotamento emocional é essencial para ficar bem. 3 min


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exaustão emocional

A exaustão emocional é o resultado de um estresse acumulado.

Exaustão emocional também pode ser um dos sintomas da Síndrome de Burnout.

A sensação é de não ter o poder ou controle do que esta acontecendo em sua vida. Sentir-se preso ou sem saída em uma situação.

Alguns sintomas juntos causam a exaustão emocional e a sensação de estar sobrecarregado.

>> Sentimentos e Emoções: quais são as diferenças entre eles?

Sintomas de exaustão emocional

Os sintomas são emocionais e físicos. Cada pessoa a experimenta de forma diferente, geralmente, os sintomas incluem:

  • Falta de motivação
  • Dificuldade para dormir
  • Irritabilidade
  • Fadiga física
  • Sentimentos de desesperança
  • Distração
  • Apatia
  • Dores de cabeça
  • Mudança no apetite
  • Nervosismo
  • Dificuldade de concentração
  • Raiva irracional
  • Aumento do cinismo ou pessimismo
  • Sensação de pavor
  • Depressão

>> Depressão: o que é, sintomas e tratamento

A exaustão emocional pode ser esmagadora e te encher de sentimentos de desesperança e falta de propósito. É sempre importante buscar ajuda médica e familiar para lidar com o problema.

O problema afeta todos os setores da vida de uma pessoa, desde sua vida pessoal até sua vida profissional, afetando seu desempenho.

>> Emoções: o que são, quantas são e como as sentimos

O que causa a exaustão emocional?

Todo mundo possui momentos de estresse e ansiedades diários e isto é normal. O problema se instaura quando os sintomas duram um longo período.

As causas do esgotamento emocional podem ser várias e de acordo com cada pessoa e a vida que leva. O que alguém acha altamente estressante pode ser totalmente administrável para outra.

>> Autoconfiança: 10 formas para se tornar mais autoconfiante

No entanto, algumas coisas podem ser gatilhos para a exaustão na vida de muitas pessoas. Veja quais:

  • Trabalhos de muita pressão
  • Estudo exagerado e com muitas atividades
  • Trabalhar demais ou em um emprego que você não gosta
  • Ter um bebê
  • Criar filhos
  • Estresse financeiro
  • Ser um cuidador de um ente querido
  • Divórcios prolongados
  • Morte e luto
  • Viver com uma doença crônica

10 dicas para ficar bem

Mudar o estilo de vida pode aliviar os sintomas e buscar hábitos de vida mais saudáveis. Veja 10 dicas para melhorar:

1. Elimine o que esta te estressando

Nem sempre isto é possível. Se não for, procure algumas folgas e ajuda de outras pessoas.

>> Inteligência Emocional: 4 características indicam que você tem

2. Se alimento de forma saudável

Uma dieta rica em frutas, legumes, grãos, carnes magras e verduras faz muita diferença no estresse. Melhora seu sono, níveis de energia e digestão, o que ajuda bastante a fazer você sentir-se melhor.

3. Faça exercícios

Os níveis de endorfinas e serotonina aumentam quando praticamos exercícios, e isto, melhora o estado emocional. Tente pelo menos caminhar por 30 minutos no dia.

4. Diminua ou evite o consumo de álcool

Apesar de muitas pessoas sentirem-se melhores e mais bem humoradas com o álcool, depois o efeito é rebote as deixando ansiosas e deprimidas. Além disso, interfere no seu sono.

5. Durma o suficiente

O sono é essencial para uma boa saúde emocional. Faça este carinho por você mesmo e tente dormir ao menos 8h por noite e claro, no mesmo horário todas as noites. Isto te ajuda a relaxar e acordar com um humor melhor.

6. Pratique a atenção plena (MindFulness)

Esta técnica é mundialmente conhecida por ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Trata-se do ato de envolver-se com o momento presente e direcionar sua atenção para longe de pensamentos negativos.

Algumas maneiras de praticar MindFulness:

  • Meditação diária
  • Ioga
  • Exercícios de respiração
  • Passear pela natureza
  • Manter um diário para anotar seus sentimentos e pensamentos

Pesquisadores encontraram evidências de que uma única sessão de meditação pode ajudar a reverter os impactos do estresse sobre o corpo.

7. Converse com alguém de confiança

Esta é uma ótima maneira de aliviar o estresse. Nem sempre é preciso que a pessoa que te escuta te dê conselhos, só o fato de se abrir e falar sobre o que esta acontecendo, ajuda. Claro que esta escuta deve ser feita sem julgamentos.

>> Síndrome de Borderline: Sintomas, causas e tratamento

8. Dê um tempo

Tire férias, vá viajar. Visite alguém querido ou vá ao cinema. Simplesmente tire um tempo para si mesmo.

9. Faça terapia

Ajuda profissional é essencial. Um profissional poderá fornecer ferramentas necessárias para te ajudar nos períodos mais difíceis.

10. Converse com um médico

Fazer um check-up para saber se esta tudo bem com a saúde física também é importante tanto para descartar possíveis doenças que estejam acompanhando o problema ou para uso de medicamentos que te ajudem a superar o problema.

>> Dor emocional: 7 estratégias práticas de superação


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